quarta-feira, 24 de agosto de 2011

# 20 - Lógica e epistemologia


Olá, pessoal!

Em primeiro lugar, lembro a todos que minha intenção é expor o conteúdo de forma introdutória. Se a exposição do vídeo for confusa, tento esclarecer pelo resumo escrito ou por comentários.

A lógica tem mais de uma definição. Primeiro, a lógica é as leis do pensamento. O pensamento que faz sentido tem que obedecer certas leis para não cair em contradição, o que o torna ininteligível. O primeiro princípio da lógica exposto pela história é o Princípio de Não-Contradição, ou PNC, de Aristóteles. Ele diz que não existe algo que possa ser e não ser ao mesmo tempo e sob mesmo aspecto. Então quando expresso uma proposição, ela tem que obedecer esse princípio. Não posso dizer que "está chovendo e não está chovendo". Seria uma proposição contraditória. A proposição tem que ter uma consistência lógica dentro de si. Depois, a proposição tem que ter uma consistência lógica com outras proposições. "Está chovendo e não está chovendo" é uma proposição composta de duas proposições: "está chovendo" e "não está chovendo", e elas tem uma incompatibilidade lógica. Portanto o conjunto das proposições "está chovendo" e "não está chovendo" tem uma inconsistência lógica. Agora, se emito a proposição "Está chovendo e o Brasil perdeu a copa", tenho uma proposição consistente e composta de duas proposições "está chovendo" e "o Brasil perdeu a copa", as quais são compatíveis entre si e, portanto, o conjunto que contém as duas proposições tem consistência lógica. Esses mecanismos lógicos não dependem da verdade ou falsidade da proposição. As proposições "está chovendo" e "o Brasil está na África" são compatíveis, pois não ferem nenhuma lei lógica.

Outra definição de lógica é ciência da inferência. Inferência é a extração de uma terceira proposição vinda de outras duas. Se digo que "Todo homem é mortal" e "Sócrates é homem" então posso extrair a proposição "Sócrates é mortal". Também posso chamar isso de dedução ou silogismo. Nesse aspecto, a finalidade da lógica é a manutenção e conservação da verdade. Mas explico melhor isso noutro vídeo.

Também falamos um pouco de epistemologia, que também é conhecida como teoria do conhecimento. Epistéme, do grego, significa ciência, conhecimento. Então a epistemologia é o estudo sobre o conhecimento. Uma melhor definição é o estudo sobre as condições de possibilidade do conhecimento. Como posso conhecer o mundo externo? Aparece-me aos sentidos sensíveis, mas eles não podem falhar?

Qualquer dúvida, pergunta nos comentários. Abraço!

2 comentários:

  1. Muito legal a iniciativa. Ficou a dúvida sobre que é a verdade.vc poderia falar sobre ela?

    ResponderExcluir
  2. Olá Sacha! A definição tradicional de verdade é a correspondência entre a proposição e o fato. Então a proposição "a mesa é branca" é verdadeira se a mesa for branca e falsa se a mesa não for branca. Veja que, nesse ponto de vista, a linguagem tem uma estrutura lógica que corresponde à estrutura do mundo.

    ResponderExcluir