domingo, 19 de dezembro de 2010

# 17 - Metafísica


Vou tentar não definir coisa alguma "definitivamente" porque meu colega e eu temos definições diferentes sobre o tema. Começamos o vídeo tentando achar uma apropriada definição de metafísica. Tradicionalmente, metafísica é a ciência do ser enquanto ser. Isso quer dizer que é uma ciência que abrange todo o escopo do ser e não, como nas ciências normais, apenas em relação a uma parte do ser (como a psicologia estuda a mente e a geologia estuda a terra). Porém, na modernidade, a metafísica foi desacreditada enquanto ciência e a acepção de ciência veio a ser a que se tem atualmente. Para Kant (1724-1804), quando a metafísica deixa de ser ciência, então seu conteúdo não pode ser conhecimento, pois o conhecimento é resultado da ciência. Numa definição etimológica, pode-se entender metafísica (meta + física = além da natureza) como o estudo sobre o que há além dos dados sensíveis. Estes, os dados sensíveis, são objeto de estudo das ciências. Exemplo de coisas que não são objeto de estudo da ciência e sim da metafísica: Deus, alma, liberdade, causalidade. A causalidade, por exemplo, é pressuposta pela ciência.

Posteriormente, discutimos sobre a relação da religião com a metafísica. Cada religião tem seu sistema de metafísica (tais deuses e tais anjos). A questão que viemos a nos ater foi se, desse sistema de metafísica, poder-se-ia derivar um código de ética. Ou se o código de ética é independente do sistema de metafísica.

Feliz Natal e feliz ano novo! Até ano que vem! Om mani peme hung!

26 comentários:

  1. legal, "me redimo, me redimo" hahushausua.

    ResponderExcluir
  2. Nota 10!

    Arranjem um tripé PELO AMOR DE ... Deus!?

    ResponderExcluir
  3. Apenas um esclarecimento. O termo 'metafísica' provém do grego 'metá tá physicá', que significa 'além da física'. Originalmente, significou a obra que era a conseguinte à Física de Aristóteles. O termo foi dado por Andrônico de Rodes (primeiro século A.C.), o qual compilou as obras completas do mestre. As obras completas chamam-se Corpus Aristotelicum.

    ResponderExcluir
  4. oi Gabriel... olha tento assistir ao video, qdo se aproxima do meio entra uma mensagem dizendo que ocorreu um erro e é para tentar mais tarde... e não é só pra mim, meus amigos tbém não conseguem....

    mas mesmo assim ta muito bom o q conseguimos ver...

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo indica que é um problema no YouTube mesmo. Se for, então é temporário. Até mais!

    ResponderExcluir
  6. gabriel meu querido
    q lugar barulhento!!!

    saudades do Carlito's Bar

    ResponderExcluir
  7. Oi, saudades do Carlito's também. Vou pensar em outro bar para filmarmos. Até mais! : )

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. A religião conforme concebida (ou oficializada, para incluir momentos posteriores à criação da mesma) parece trazer uma ética baseada em sua metafísica, mas como ela é refletida posterior e particularmente, acho que são outros quinhentos (eu não sei como os antigos gregos encaravam isso, já que Platão parecia reinventá-la em seus diálogos). Só que pode haver na concepção da religião tanto regras de disciplina quanto de fé. No catolicismo, há muitas regras que não são criadas por deus e essas talvez sejam fora da metafísica. Só que a igreja católica afirma ser a representante de Deus na Terra, então qualquer regra disciplinar é da representação do mando divino na Terra (eu acho, sei lá, não entendo muito de catolicismo). Ou seja, o exemplo que eu queria dar foi pro brejo durante a minha reflexão. :-P

    Mas o que isso quer dizer? Se uma religião tem como função administrar uma doutrina metafísica entre as pessoas, existe algo que ela pregue enquanto religião que não esteja dentro dessa metafísica? Ela pode criar um ramo ético separado dessa metafísica, mas se a metafísica dela exige que o fiel seja bom, então a religião vai entender que é necessário seguir essa ética não-metafísica para ser metafisicamente bom (algo que não é apreendido da natureza das coisas, mas ainda assim obrigatório para a total potência do sujeito - putz é isso mesmo que eu quero dizer!?). Mas se a religião acreditar que é infalível por representar um deus ou algo do tipo, então qualquer coisa que ela disser será derivada da metafísica.

    Pronto. Paro por aqui para evitar dizer mais besteira e aumentar meu vexame.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Pessoal, eu sei que o cenário é descontraído e o objetivo é realmente esse. Mas, não ficou bem claro pois, o som das pessoas das outras mesas atrapalhou. Não consegui entender muito bem ou melhor dizendo quase nada.

    ResponderExcluir
  11. Da pra colocar legenda? PLEASEEEEEEEEEEE! QUERO SABER DO QUE VCÊS ESTÃO FLANDO! rsrs até

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, infelizmente está filmagem ficou barulhenta. Mas prometo trocar de bar para a próxima. Até mais!

    ResponderExcluir
  13. Gabriel é necessário estabelecer regras para que o dialogo aconteça de forma organizada para se entender a discussão. seu amigo no vídeo nem deixou voce definir um conceito para o resto desabrochar e uma discussão acontecer. Ficou meio que uma atitude artificial da parte dele não permitir que o assunto desenvolvesse. Por conta de perfis assim precipitados que a filosofia não é reconhecida como deve para muitas pessoas. E a apatia aumenta nos corações porque muita gente pensa que polemizar é filosofar. a IDEIA do video é boa. Mas tá desorganizado. Natural enquanto dá e exagerado a todo tempo.

    ResponderExcluir
  14. Gabriel, Meu nome é Luciano, ME DESCULPE, mas vc fez uma pregação, não filosofou p nenhuma...

    Confundiu ética com moral, colocou a metafísica ao lado da ciência (são antagônicas, uma engole a outra, na verdade, falou que a metafísica foi castrada pela modernidade (pobrezinha, fiquei com dó... he he, nem terminei o vídeo todo. Fiquei como o cara que de início já percebeu que vc "jogava com dados viciados"...

    Só para constar, só chamamos ética cristã, ética islâmica, etc, por convenção, no entanto isso tudo é do âmbito moral, ou seja tudo que está relacionado às religiões, a metafísica como um todo, colocamos como moral.
    A ética foi inaugurada, com a ciência, desde Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes, Demócrito, .... (P.S.: eu nem sou formado em filosofia, mas me poupe de ouvir tantas besteiras e enganos quanto à filosofia, me parece que é impossível para um teísta como vc entender aspectos básicos da filosofia, pois vc ainda está, e sempre ficará preso a essa visão, ultrapassada, de dubiedade do mundo e da realidade (dois mundos, como o de Platão, que até o pobre do Marx ainda estava contaminado – as questões dos véus...), se liga, a visão de um mundo além do nosso não se põe mais em filosofia, só vcs cristãos, que mexem nessa caca fedida...). Concluindo, ética é o conjunto todo, a moral é um subconjunto, menor, as regras morais. A ética foi inaugurado pela ciência e expandiu para o que temos hoje, direito das minorias, sobrevivência dos animais, da flora, sobrevivência da espécie humana, como integrante do reino animal também, etc.
    Metáfísica
    A ciência cuida das coisas sensíveis, e a metafísica cuida das coisas além dos dados sensíveis. Tsc, tsc, tsc, quanta falácia, mentalidade medieval, ...

    ResponderExcluir
  15. Pois depois que a ciência desbrava um determinado fenômeno, desenvolve uma teoria que explica melhor tal fenômeno, o que sobra para a metafísica é os outros fenômenos que a ciência ainda não indagou.

    Mas... que fique claro, que por, ainda, não ter tempo ou recursos intelectuais ou tecnológicos para chegar lá.

    Luciano

    ResponderExcluir
  16. Bom, em primeiro lugar, não falei coisa alguma sobre o conteúdo da ética de cada religião. Isso seria ética. Porém, saber se a ética é derivada de tal sistema de metafísica já é juízo metafísico e não ético. Portanto, sobre a ética em si, nada falei.

    Em relação à ciência, à metafísica e aos dados sensíveis, mantenho-me. Qual ciência não instancia suas teorias em dados sensíveis? Podes dizer a psicologia, já que a mente não é sensível, ou a matemática, já que números não são sensíveis. A psicologia e sua aplicação, a psicoterapia, trabalha com o pressuposto de que a mente existe e relaciona-se com o mundo sensível. Assim como a matemática, a qual parte do pressuposto de que números existem ou podem existir. A partir daí lida com a RELAÇÃO entre números. Porém, se a mente e números existem e o que são afinal é matéria da metafísica. E tais objetos não são sensíveis: não vês números caminhando na rua.

    As ideias podem ter existência ôntica, no mundo das ideias, ou não. Se não, são, no mínimo entidades mentais, pois podemos pensar nelas. Em qualquer das duas alternativas, as ideias puras são objeto de estudo da metafísica. A ciência trabalha com ideias aplicáveis no mundo físico. A ciência, como tu mesmo afirma, trabalha com fenômenos. "Fenômeno" vem do grego "phainómenon" que significa "o que aparece". Toda ciência parte da pressuposição da veracidade dos dados sensíveis. De outra forma, experimentos laboratoriais não fariam sentido.

    Aristóteles afirma na obra Metafísica, "não há ciência superior à metafísica e toda outra ciência é mais útil do que a metafísica." Isso porque toda outra ciência tem aplicabilidade no mundo e a finalidade da metafísica é o saber pelo saber. Portanto, lida com ideias puras.

    Sim, a metafísica ENQUANTO CIÊNCIA foi morta na modernidade (tomando o paradigma da história da filosofia). A filosofia moderna ateve-se principalmente à epistemologia, a qual pergunta-se o que podemos saber e como. Porém, os românticos alemães mantiveram-na viva enquanto ciência. Mas estou convicto de que, academicamente, tem-se como certo a morte de tal estudo enquanto ciência.

    ResponderExcluir
  17. Gostei da pergunta "...a existência de Deus é uma verdade metafísica?". Alguém gostaria de desenvolver um pouco mais esta questão? Eu sugiro que prestemos atenção a questão ontológica da linguagem. Pois, se metafísica é um estudo, ou conhecimento do ser enquanto ser e Deus é uma verdade a ser conhecida, a queestão de "verdade metafísica" é uma verdade que se busca conhecer, enquanto Deus só é enquanto Deus conhecido e não a si conhecer, como toda verdade só é em seu estado de conhecimento e não enquanto sua busca pelo filósofo. Deus não é uma verdade metafísica, o metafísico está para o filósofo que busca questionar e Deus para o crente que o conhece por conhecê-lo mediante sua fé e não através de métodos de questionamentos. Agora renasce a questão metafísica ou epistemológica metafísica: como conhecer a Deus?

    ResponderExcluir
  18. Olá, Meus Arquivos Acadêmicos.

    A existência de Deus é uma questão da metafísica porque Deus, na definição tradicional, não é um objeto sensível e, portanto, não é objeto de estudo da ciência.
    Se levarmos em conta o que foi dito no debate, então não se pode conhecer Deus, pois não é objeto da ciência. Porém, pode-se acreditar ou não na existência Dele, assim como se pode acreditar que existe livre-arbítrio ou que há uma ordem de causalidade no mundo.

    ResponderExcluir
  19. Gabriel, esperamos aqui em Curitiba ''sedentos''pelos próximos vídeos.
    Acredito, diferentemente de alguns comentários que li, que os vídeos de vocês ajudam muito a ampliar os nossos horizontes. E como foi dito no vídeo sobre o -ceticismo-, que deve-se fazer 'suspenção de julgamento...então, vai do interesse de quem assiste aos vídeos buscar sua própria interpretação, ou não! obs: ( alguns confundem conceitos com opinião própria, aí perde-se o valor da ''coisa'').
    Mais uma vez, parabéns, e postem mais vídeos por favor!rsrs
    posso dar uma ideia para o próximo se não for pretensão? falar um pouco sobre o carnaval no Brasil, 'linkando'com alguns conceitos de filosofia e opiniões de outros convidados de diferentes áreas, como já acontece.
    grande abraço.
    FILOSOFIA NO BOTECO: dividir sabedoria, não tem preço!

    ResponderExcluir
  20. Olá pessoal de Curitiba! Que bom que gostaram do blog! Em breve postarei a próxima postagem. Possivelmente tratarei o tema sugerido em outro blog, mas agradeço a participação. O próximo vai ser sobre filosofia oriental.

    Abração! : D

    ResponderExcluir
  21. ok Gabriel, quando quiserem fazer um ''filosofia no boteco''fora do estado gaúcho...estão convidados a vir pra Curitiba!
    abraço

    ResponderExcluir
  22. estou esperando por outros videos tbm, gosto mt do blog.

    ResponderExcluir
  23. Em breve vou postar o próximo vídeo. Até a próxima!

    ResponderExcluir
  24. sabe o q q é metafísica??? è uma coisa q não é fisica mas tb nao é meta! É metafísica...

    ResponderExcluir
  25. http://www.youtube.com/watch?v=me_scS0DDAE

    ResponderExcluir