terça-feira, 22 de dezembro de 2009

# 12 - Magia e misticismo



Olá, querido pensador! Hoje trataremos de um tema diferente do que temos tratado ultimamente: magia e misticismo.

Filosoficamente, o mecanismo de um ato mágico é o mecanismo de uma pessoa causar um efeito no mundo físico através de uma causa transcendental. A mudança causada no mundo físico deve acontecer através da vontade do agente, e não de seus movimentos físicos. Em outras palavras, o efeito deve advir da mente do agente, não de suas ações físicas.


Na teoria da magia, o efeito que advém diretamente da mente do agente é o mais alto grau entre os atos de magia. Existem três classes de magia, três estágios de progressão para o status de mago: o primeiro é magia por encantamento - ou por palavras recitadas, o segundo é magia por movimentos manuais e o terceiro é magia por pensamento.



Convidado: Bruxo Fagundes - escritor, autor do livro Guia da cultura proibida

Parte 1


Parte 2


Parte 3

13 comentários:

  1. Oi Gabriel, você já fez algum vídeo sobre o John Locke?
    Adorei o blog.
    Parabéns.

    Meire Evelyn - Campo Grande - MS

    ResponderExcluir
  2. Olá Meire! Que bom que gostaste! Ainda não abordamos John Locke, mas é uma ótima sugestão. Talvez o façamos junto com os outros empiristas da modernidade.

    Até mais! : )

    ResponderExcluir
  3. Adorei os vídeos. Muito interessante mesmo. Há um mangá chamado Fullmetal Alchemist que aborda bastante o tema da troca equivalente. Um outro chamado xXx Holic fala muito sobre espiritualidade, sorte, Filosofia, mudança, destino e assuntos desse tipo. Recomendo!

    ResponderExcluir
  4. Saudações.
    Conheci hoje mesmo o blog, achei muito bom.
    O tema tratado nesses 3 videos ai é muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Caramba, vcs filosofam sobre tudo mesmo, hein?
    Sobrou até pro Mewrlin de Arthur? rs
    Achei interessantísismo vcs abordarem a magia. É uma cosia que me atrai muito, mas eu nunca tinha parado pra analisá-la assim.
    Meus abraços ♥

    ResponderExcluir
  6. iae Gabriel tudo bom ? sou novo por aqui, conheci através do orkut, to curtindo muito estas filosofias no boteco, esta de magia e misticismo foi muito bom.... queria saber se tem como eu conseguir contato com a filha do Bruxo Fagundes... Meu Deus q gata !!! hsahsahs, iai será q tem como tu me arranja um contato ? hshasha , de qualquer forma parabéns pelo blog to amando e comecei a gostar de filosofia graças a debates como esse, escrevi muito neh ?? abç.

    ResponderExcluir
  7. Achei bem interessante, embora eu seja cético quanto a misticismo. Mas no fim, eu não concordo com a repressão da ciência, embora ela seja muitas vezes inútil ou até nociva... Não acho que qualquer dogma vá gerar benefícios reais para a sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Belíssima opinião, Gabriel. Sou apaixonado pelo conhecimento na forma exposta, pela observação detida das coisas, às vezes até um pouco demais, mas muito do que diz seu texto eu não havia percebido ainda na Arte Real. Muito bom mesmo. Fiquei fã. Vou linká-la como dos meus blogs recomendados. Aguardo sua blogvisita e comentários. abs

    ResponderExcluir
  9. Vamos investigar juntos, me explica uma coisa, como e o que faz um eletron em volta do nucleo, acho que a explicacao, a resposta de uma conducao de uma experiencia, seja ela cientifica, ao lugar das ciencias, deveriam de algo de mais condução em relacao ao objeto ciencia ? Ou seja, o teor de uma ciencias ser digna construiu um modelo para a validacao dessa teoria, veja até mesmo o que se considera cientifiico, ou seja verdadeiro e digno de cientificamente ser provado ou avaliado como categorias de formalização do conhecimento humano, sim, do que tange ao habito de experimentar,ao habito de conseguir um resultado pela analise dessa experiencia, está seguro que a prova de que isso é realmente possa ser comprovado por meios cientificos? . Bem, acho bem interessante o ato de ser um som, os hindus ,escreveram um livro sagrado, sobre " Sublime canção ", famosa pela cançao que raul, da bahia, fez chamada Gitâ, enfim , sao so detalhes, porém, veja bem é som ,que toca em todos nós, que pergunto tanto, essas particulas sao construcoes que tantos podemos pensar como fazer com que as particulas, que hoje, tem em relacao sao movimentos que fazem estar percebendo em relacao ao nosso meio estar e cerebro em acordo com isso, onde haja com a atencao que ressoam aos nossos ouvidos,mas teriamos a capacidade de ainda estar em atencao com isso ? Porque teorias cientificas sao validadas em experiencias, essas que conduzem o quanto fazem para a eficencia ser conjecturadas ou refutadas, existe a possibilidade de um conhecimento objetivo de Deus ?

    ResponderExcluir
  10. Ainda que porém, digo mais : a experiencia mística é situação delicada,porque a mística envolve o mistério esse que permeia em cada momento dado a impermenancia ... a conceito de ciencia que temos hoje ainda é um conceito de que permite a realidade física, ainda que experiencias fisicas nos conduzem a pensar o fisico, ainda oque seria do materialismo que carrega sempre a persiste no que tange ao fator histórico, ainda que a proximidade dos fatos, é uma situação mais ainda,bem humana, ainda que possamos analisar e estar atento a esses sons que ressoam em nossa vida, porque sempre fazendo condução ao nosso ambiente.. Ainda que voce diga, indireta, a ligação do que experimentamos e façamos dela uma experiencia do viver, que torna possivel todo contato com isso, ou seja a afirmação de uma subjetividade daria uma construção de uma realidade por algo que experimentou,mesmo que ainda não formasse em seu conhecimento, seja ele,fisico,matematico... porque as bases deles sao essas que conduzem toda a permeação para a construção desses modelos, bem interessante mesmo, mas esses caras querem fazer oque com isso ?
    E o que isso tem a ver com a espiritualidade que se volta cada vez, mais em relacao a isso, sempre questionando por essas sendas,crenças e até mesmo ideologias de um universo que nos engloba ... pensemos com calma, analisemos, com cuidado com essas perguntas porque são fontes de que realmente sao responsaveis por nossos momentos de encarar a realidade como ela é, mas teriamos a capacidade de ainda estar em atencao com isso ? E diga que Deus, ainda que só mudou o lado das coisas, ne? hehehe

    ResponderExcluir
  11. O conceito central para o funcionamento da magia é o conceito de semelhança. Basicamente, a mecânica da magia funciona através da identificação do conceito de ser com o conceito de parecer. Cabe ao mago ter bom senso de saber quando parar de fazer essa identificação que deriva inúmeras outras associações.

    ResponderExcluir
  12. infelizmente o vídeo foi editado e algumas partes cortadas.. mesmo assim um grande assunto desenvolvido de forma muito clara. parabéns pelo êxito!

    ResponderExcluir
  13. Td q a ciencia não consegue explicar pode ser explicado pela magia? A ciencia pode ser até domatica no ponto de vista deste "mago", mas e o mago tbm pode ser dogmatico, digo, só admitir a magia como medida para todas as coisas ou so considerar a magia como unica fonte de verdade?

    Sempre terá coisas q nunca vamos descobrir e q estarão alem de nossa compreensão, mas a nossa razão nos faz questionar e se perguntar sobre esses fenomenos q não estão a nossa compreensão.

    O q acontece qndo julgamos pela magia? Demonios não seriam a forma demonizada do humano - em suas mais despreziveis virtudes - na forma animal? Minha razão não é a verdade absoluta sobre tudo, mas não posso crer ainda na casualidade dos eventos atribuidos a magia, por parte q ela se baseia em concidencias...

    ResponderExcluir