quinta-feira, 2 de julho de 2009

# 8 - Maquiavel e o príncipe


Maquiavel nascera na cidade de Florença no século XV e escreveu uma grande obra de filosofia política: O príncipe. Tem-se como fundador da ciência política moderna.

Nessa obra, o pensador descreve meios e fins para o centralizador unificar a Itália, a qual estava fragmentada, em sua época. Sua célebre citação - os fins justificam os meios - conota a noção das possibilidades de medidas que tal governante poderia tomar para subir ao e manter o poder. O fim dessa centralização seria o término das invasões externas.

Convidado: Rodrigo Pinto, mestre em filosofia (Maquiavel) pela UFRGS

Parte 1


Parte 2


Parte 3

11 comentários:

  1. Guilherme Imbassahy2 de julho de 2009 às 19:28

    Muito boa a iniciativa, os debates estão em ótimo nivel. Vocês podem debater sobre Montesquieu o pai da teoria da Balança de Poder. Esse é um ótimo tema pra se conversar em uma mesa de bar!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Caro Guilherme,

    Em primeiro lugar, agradeçemos pelos elogios. Quanto ao pensador, realmente não tínhamos pensado nele. Já o pusemos na lista. Entretanto, as próximas filmagens distar-se-ão de ética e política, já que ultimamente temos tendido a repetir tais temas.

    ResponderExcluir
  3. Ficou engraçado, muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!
    Assisti aos vídeos concordando, descordando, rindo, mentalmente participando e com uma vontade de beber também rs. Realmente uma idéia muito boa.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Tenho quase certeza de que esse foi o melhor programa até aqui. O assunto foi abordado de maneira satisfatória e a edição ficou excelente (apesar do filósofo barbudo e cabeludo aparecer, ir embora e voltar no segundo trecho). O sr Rodrigo foi uma bela aquisição do programa. Ah, e parabéns pela iniciativa. Continuem com o programa de meia-hora. Longa vida ao grupo.

    ResponderExcluir
  6. Ótima iniciativa Gabriel, keep on it!

    ResponderExcluir
  7. Algumas incoerências na edição, como esta citada, são consequências de dar ênfase na clareza do conteúdo. Então às vezes acontece isso. Quanto a duração, quando o tema for específico, pretendemos fazer mais longo mesmo, como na postagem sobre Schopenhauer.

    Até mais : )

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a Iniciativa ai gurizada...
    Bem conduzidas e coerentes.

    é o Tenório Virtual , pro globo agora :-)
    Sempre é bom rever os amigos ,,,

    Massa ,
    Até+ver
    Otto

    ResponderExcluir
  9. Por que nunca encontrei umas discussões dessas num boteco? Que inveja! Onde fica esse de vocês? :-)

    ResponderExcluir
  10. Meus parabéns pela iniciativa...
    espero que mais botecos desse gênero venha a surgir pelo Brasil a fora.
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir