quarta-feira, 13 de maio de 2009

Filosofia no boteco #5 - Filosofia política





A questão fundamental que vai orientar o percurso da filosofia política moderna é a questão de ser o homem bom ou mau por natureza. Nesse aspecto, os principais filósofos foram Hobbes (século XVII) e Rousseau (século XVIII). O primeiro vai defender que o homem é mau naturalmente e que está inserido num estado de natureza, de guerra de todos contra todos, antes da concepção do Estado civil. Este é criado através de um contrato social - contratualismo - entre os membros da sociedade visando à paz entre eles. Já Rousseau, no seu Segundo discurso - 1762, defende que durante o estado de natureza o homem é bom, saudável, equalitário e inocente e a corrupção do homem adviria dos males da sociedade. Esse é seu conceito de bom selvagem. Um abraço a todos e dê sua opinião!

-convidados: Daniel e Luciano (historiadores, UFRGS)
-canção de termo: Bode preto - autoria: Joel e Erich

8 comentários:

  1. depois que a lingua começa a enrolar fica difícil hehehe

    ResponderExcluir
  2. Ótima idéia! Vou divulgar para o pessoal de Filosofia aqui da Universidade Metodista de São Paulo, onde leciono.
    Boa sorte e vida longa ao blog!
    Abs,
    Marcos

    ResponderExcluir
  3. Caro professor Marcos,
    Agradecemos bastante teu elogio e tua divulgação do blog. Nossa idéia é expor de um modo fácil as questões centrais da filosofia. Teu blog também é bem interessante.

    Abraço,
    Gabriel

    ResponderExcluir
  4. Concordo que a ideia seja boa, mas infelizmente não posso dizer o mesmo do nível das discussões. Em geral, os debatedores se expresam mal - são prolixos e quase sempre atrapalham uns aos outros. Vocês não conseguem (é o mínimo que se poderia esperar) desenvolver um único raciocínio com um pouquinho mais de profundidade. Às vezes, tenho a sensação que a base de suas leituras são livros de historia da filosofia de péssima qualidade.

    ResponderExcluir
  5. Caro anõnimo: tua impressão advém de querermos editar quase 1h de discussão em 10min. Fica raso mesmo, mas no penúltimo programa isso já não acontece, foram 2 blocos basicamente sobre metafísica. Gostaria de ler um comentário teu a respeito.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da idéia do blog. Como estou numa época de decisão de qual curso seguir, e minhas opções estão entre filosofia e história, encontrei aqui mais uma ajuda nessa minha escolha.

    ResponderExcluir
  7. Que bom Mari!
    Espero que escolha tua melhor decisão.
    A filosofia é muito boa para sua independência mental, de pensamento.
    bjs : )

    ResponderExcluir
  8. Bota um sobre Antonio Negri aí!!

    ResponderExcluir