terça-feira, 26 de maio de 2009

Filosofia no boteco #6 - Schopenhauer



Parte 1

Olá, caro pensador! Vamos falar do filósofo alemão Schopenhauer hoje. Decidimos dividir os videos em dois para, neste primeiro, expor a paisagem da crise epistêmica da modernidade. O segundo video está logo ali em baixo.

A metafísica é a investigação do que existe além dos sentidos sensíveis. Na idade moderna, dois filósofos puseram em cheque a possibilidade de fazer da metafísica uma ciência: Hume e Kant. Este vai dizer que os nossos conceitos precisam conter uma intuição sensível para serem inteligíveis. A intuição sensível é o contato imediato que nossa mente tem com um objeto que aparece. Resumidamente, Kant vai negar que a metafísica é uma ciência porque nos conceitos dela não têm intuições sensíveis, já que a metafísica estuda o que está além dos sentidos. Kant: "A intuição sem o conceito é cega, e o conceito sem a intuição é vazio." Aqui, fenômeno (do grego fainómenon) é o que nos aparece aos sentidos. Coisa-em-si é a coisa independente do que nos aparece, é o principal objeto de estudo da metafísica.


Parte 2

Após os e apesar dos conselhos de Kant, dois, entre outros, grandes filósofos ousaram fazer metafísica como ciência na modernidade: Hegel e Schopenhauer. E eram rivais entre si.

O conceito central da metafísica de Schopenhauer é a vontade. Afirma ele que ela é o motor da vida individual e do universo em geral. A vontade para ele é a coisa-em-si. O próprio corpo do sujeito é uma materialização da sua vontade. A vontade, sendo a coisa-em-si, é o que causa o fenômeno para o sujeito e é o que causa o movimento - não só de si mesmo mas também da natureza. E o sujeito pode interpretar tal fenômeno de acordo com sua vontade e representação.

3 comentários:

  1. Muito bom, parabéns!

    espero que continuem sempre assim! com 20 min. deu para explorar bem mais o assunto!

    ResponderExcluir
  2. Olá Thiago!

    Pretendemos filmar com 20 minutos os assuntos mais detalhados como este último por exemplo. Obrigado pela opinião!
    Até!

    ResponderExcluir
  3. Eu também prefiro um programa com mais tempo, mas Vocês têm de convencer o GABRIEL.

    ResponderExcluir