sexta-feira, 13 de março de 2009

Filosofia no boteco #3 - Deus e religião


Agora tentamos abordar questões mais filosóficas strictu sensu. O questionamento milenar sobre a existência de Deus e a relação da religião com a sociedade apresentaram-se neste debate. É o conceito de Deus um instrumento da religião ou a religião um instrumento de Deus? Não obstante, observando um mínimo da história, vê-se a finalidade da religião de, inclusive, organizar a sociedade. Impossível deixarmos de falar também sobre a liberdade. Uma lei divina negativa ("Não fazer....") tem por fim libertar? Mas como se ela própria não me dá a liberdade de fazer tal coisa? Um abraço a todos! Filosofem e sintam-se livres para comentar.

Participação especial: Filósofos Lile e Joel da UFRGS.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Filosofia no boteco #2 - Suicídio


Neste segundo programa decidimos abordar o tema do suicídio, já entrando num tema polêmico e ético - uma das áreas da filosofia. Quão dono de sua própria vida é o sujeito? Pode ele tomá-la ignorando leis do estado ou religião? Ou é ele propriedade da sua pátria? O suicida pode ter sua redenção sob certa circunstância? Tentamos buscar racionalmente alguma possível e válida justificativa para o suicídio. Enfim, tivemos por fim mais questionar ou até lembrar dessa polêmica mais do que respondê-la, o que requereria muito mais reflexão. Um grande abraço a todos e sinta-se livre para comentar. Aqui o debate pode continuar.

Participantes: Anne Lee - estudante de psicologia, Alemão Sílvio - filósofo, Gabriel, Erich e Luciano.

Projeto Filosofia no Boteco #1 - piloto


Estávamos tomando uma cervejinha numa agradável tarde quando chega o historiador Daniel. Aproveitamos sua presença para que ele participasse desse primeiro programa do projeto. Não tínhamos um tema definido. Decidimos apenas deixar a câmera filmando enquanto debatíamos sobre algum tema. Veio à mente a contemporânea disputa entre comunismo e capitalismo. Daniel é comunista ferrenho. Acho legal a paixão com a qual defende essa convicção. Realmente demonstra uma posição firme quanto a isso. Até foi a Cuba. Quanto a mim, não tenho posição sobre o tema. Sou capitalista porque nasci nesse sistema. Mas em última análise acredito que o capitalismo tem prós e contras e o comunismo também. Portanto, no fim, fica zero a zero.

obs. o áudio não está muito bom neste vídeo, pretendemos melhorar a qualidade cada vez mais.

Participantes: Gabriel - filósofo, Erich - filósofo, Luciano - historiador, Daniel - historiador