segunda-feira, 16 de novembro de 2009

# 11 - O mito da caverna

O mito da caverna é apresentado pelo grande mestre Platão em sua mais conhecida obra: A república.

No mito, este mundo sensível onde vivemos não é o mundo real. O mundo real é o mundo das ideias. O mundo sensível é uma cópia imperfeita do mundo das ideias, onde cada coisa tem sua ideia correspondente. O mito apresenta algumas pessoas - que seríamos nós no mundo sensível - que estão acorrentadas dentro de uma caverna e não conhecem o mundo externo. Na parede desta caverna, passam sombras de objetos externos provocadas por uma fogueira que está atrás dos objetos. Como os habitantes da caverna não conhecem o mundo externo, então eles pensam que o mundo resume-se àquelas sombras. Porém o sujeito que escapa da caverna depara-se com o mundo das ideias, que é o mundo do intelecto e da filosofia. Ele é ameaçado pelos ainda presos quando retorna e tenta avisá-los. Matrix é um filme que fundamenta-se neste mito.

Podemos dizer que o mito é uma analogia do mundo sensível na seguinte articulação: a sombra está para a coisa (qualquer que seja a coisa) assim como a mesma coisa está para a sua ideia. Ou seja, a ideia tem mais realidade do que a coisa assim como a coisa tem mais realidade do que sua sombra. A forma da articulação é como em um está sobre dois assim como dois está sobre quatro (1/2 = 2/4): uma analogia simples. E Platão é muito bom em analogias. Aqui tem uma historinha lúdica muito boa do mestre Maurício de Sousa que resume bem o mito.

Participação especial: Janaína Quiroga, professora de literatura e poeta

Parte 1


Parte 2

6 comentários:

  1. Me ajudo bastante, gostei da iniciativa, valeu!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito confuso a primeira parte...
    gostei mais do brotherzinho lá falando de Maquiavel (Y)
    se um dia desse gostaria de ver um sobre lógica...
    e gostaria tbm de participar de um XD
    abraços!

    ResponderExcluir
  3. nos dias de hoje, identifico as pessoas diante da televisão, ligados ao bid brother brasil, novelas, como tambem conectados na internet ORKUT.estas pessoas encontram-se em cavernas subterrqanea onde se encontra aprisionados, acorrentados pelas pernase pelo pescoço, estão impedidos de plhar para trás e para o nado, e tampouco podem se mexer. so ´podem olhar para frente do monitor em busca ilusões, praseres e um verdadeiro mundo de sonhos. são pessoas que vivem adormecidas no mundo real perdendo seu tempo, fugindo sempre da realidade, palco de fofoca, sedução, intimidades alheias e de solidão.estas pesoas quando se desligam o munitor voltam a realidade como mfossem libertados e tivessem que ncarar o mundo exterior, a dor nos olhos causada pela luz excessiva, a perplexidade perante uma realidade desconhecida, a confusão ao descobrir que o que antes pensavam ser real era mera ilusão.
    É precisosair da caverna e buscarem a verdadeir luz. O homem que se liberta, contempla o sol da verdade.
    que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa. Muito bom trabalho.
    Acredito que continuamos dependendo das idéias dos grandes filósofos e sábios para mantermos um pouco da nossa sanidade mental. Estamos vivendo uma era muito desafiadora e raras são as cabeças pensantes num mundo onde a alienação em massa prevalece.
    Sorte (?) de Platão, Sócrates e tantos outros, que dispunham de tempo e tenacidade para pensar, para raciocinar e deixar um legado para a humanidade.
    Eugênio Ramos
    PS: visite o blog
    http://eugenio-geninho.blogspot.com
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir