terça-feira, 25 de agosto de 2009

# 10 - Frederico Nietzsche


Hoje, na data desta postagem, é o aniversário de 109 anos da morte de Nietzsche. Foi um filósofo polêmico e rebelde que pensava sobre os costumes de ordem e restrições da sociedade e da religião. É um filósofo bastante popular entre apreciadores de filosofia não profissionais e também é um ótimo introdutor ao pensamento crítico filosófico. Defende a posição da vontade de viver, por meio da qual o indivíduo supera imposições e sublima a negação da vida. Os conceitos centrais discorridos na filmagem são o apolíneo e o dionisíaco, o eterno retorno, o super-homem, a moralidade do senhor e do escravo e a vontade de poder.


Parte 1


Parte 2



Parte 3


9 comentários:

  1. Isso é Debate?
    Estão Apenas Falando o que Todos os Não-Filósofos
    Sabem.. Alias Todos Que Frequentam Esse Blog Conhecem a Filosofia de Nietzsche..eu Presumo!
    Criticando o ''Normalizado''.. e Fazem Anotações Pra Discurso..Só Estão Repetindo o que Já Sabemos..
    Essa Apresentação da Filosofia Nietzscheana deixou Muito a Desejar..

    ResponderExcluir
  2. Triste, muito triste, boa para uma filosofia de bar, mais não deve sair de um bar.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o seguinte....
    Criticar é muito facil, o dificil é querer construir. tem pessoas que dizem que ao conversar sobre Funk, é debater... alguma coisa, ou ate mesmo sobre futebol, entao, vejo que esse DEBATE, é sim um debate....
    e gostei dos pontos abordados pelos Companheiros... e acho que se for pra criticar e nao construir... acho melhor nem criticar...
    um abraço.... galera... gostei da Ideia central do blogg...Fuiii....xP
    estou esperando a proxima edicao...rsrs

    ResponderExcluir
  4. concordo com o companheiro de cima.... que se nao tem uma ideia pra construir...
    melhor nem abrir a boca....
    ih tmb estou esperando o proximo tema...
    abraços...

    ResponderExcluir
  5. : :

    Olá, Gabriel e companhia. Assisti os vídeos, já conhecia a maioria das idéias (e não sou filósofo...), portanto, concordo em parte com o primeiro anônimo.

    Discordo dos outros quando dizem "que se nao tem uma ideia pra construir... melhor nem abrir a boca..." Primeiro, porque estamos aqui falando sobre o "grande desconstrutor de idéias", não é mesmo? Que "moral" se usa para querer impedir as críticas? A moral dos cordeiros, fracos demais para aceitá-las?

    Além disso, o primeiro anônimo apresentou claramente suas idéias, não foi por falta delas que seria ignorado.

    Por outro lado, concordo com o terceiro anônimo e o Yataco quanto a ser uma experiência válida! De nada adianta ficar parado só porque não somos os melhores... Oras, essa foi uma "primeira experiência", talvez? Gostei. Bem divertido.

    E realmente, o ponto forte são os improvisos... Isso é clássico!

    Com críticas fortes e persistência, com certeza vocês vão progredir num trabalho /instalação muito interessantes, tenho certeza.

    Abraços virtuais a todos!
    ___________________________
    oniros.com.br/vida_desperta

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal,

    Agradeço pelos comentários de qualquer natureza. Sempre tentaremos progredir considerando sugestões. Lembro a todos que o tempo dos videos é limitado, portanto só apresentamos uma introdução.
    Em breve postarei a próxima filmagem.

    Voltem sempre e um grande abraço!
    Barba non facit philosophum.
    A barba não faz o filósofo.

    ResponderExcluir
  7. Cara, execelente idéia! Filosofia no boteco é muito bom!! Será que esses anônimos ai, que fizeram os primeiros comentários, não tem rosto nem nome? Como é que algum dia eles podem sonhar em ser filósofos?!Ou será que não existe essa pretensão? Espero que não...menos desastre no mundo das idéias...ah, e quando for em Porto Alegre, quero ser convidada para a conversa de boteco.

    ResponderExcluir
  8. Gabriel, convesar sobre as idéias dos filósofos no boteco é muito bom. Mas quando você não tiver certeza sobre os conceitos, passe a bola para outra pessoa ou não interronpa o coleguinha! você falou um monte de besteiras. A superação em Nietzsche tem a ver com transvaloração de todos os valores, ou seja, as oposições, todas elas, ganham outro lugar em relação ao sentido das coisas. Não são necessariamente oposições, pois no plano da imanência, tudo está em movimento e em constante mudança. Um chefe de estado não supera nada, um padre não supera nada, uma mulher não supera nada, um homem não supera nada, efetivamente. Por isso o termo 'superhomem'. Não é fácil realizar essa proposta. Enquanto houver um olhar classificatório, hierarquico e dual de tudo no mundo, ninguem vai superar nada. Essa é a uma das grandes sacadas do bigodudo. Em relação a seus comentários sobre moral, religião e outros...também estão equivocadas. Você leu Crepúsculo do ídolos? "Os quatro grandes erros" pode tirar muito de suas dúvidas sobre o q vc disse de interioridade blá blá. beijos

    ResponderExcluir
  9. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    GABRIEL

    DESEANDOOS UNAS FIESTAS ENTRAÑABLES DE NAVIDAD 2009 ESPERO OS AGRADE EL POST POETIZADO DE CREPUSCULO.

    José
    ramón...

    ResponderExcluir