quinta-feira, 16 de julho de 2009

# 9 - Filosofia do meio ambiente


Nesta filmagem conversamos sobre filosofia do meio ambiente. Atualmente esse é um tema frequente de se tratar já que o planeta vem sofrendo diversas ameaças ambientais.

No primeiro vídeo fizemos considerações metafísicas (metafísica=ontologia) pressupostas à filosofia do meio ambiente como, por exemplo, o conceito de natureza e dualismo. Na Grécia antiga, dois filósofos tinham teses opostas quanto a essência da realidade. Parmênides acreditava que o ser é uno, imutável e imóvel. Heráclito que nada é o mesmo dentro do ser e que tudo flui, tudo muda (panta rei). A filosofia daquele, segundo Heidegger, "determinou a essência do pensamento ocidental até hoje, estabelecendo as dimensões de seus alicerces." Já a metafísica oriental assemelha-se mais à filosofia de Heráclito. No segundo e terceiro vídeos consideramos a história e o movimento do ambientalismo e considerações sobre economia, ecologia e sustentabilidade do mundo ocidental.

Convidado: Vicente Rahn Medaglia (Vico), filósofo ambientalista, mestrando em desenvolvimento rural (Ufrgs) e coordenador da ONG Ingá - www.inga.org.br
Participação: Liane Preuss, socióloga (Ufrgs) e professora de sociologia

Parte 1


Parte 2


Parte 3

12 comentários:

  1. MUUUUUUUUITO AFUDÊ esse blog.
    Parabéns ao autor e aos entrevistados!

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito legal!!!!!Importante tocarmos nessas questões ligadas ao nosso planeta, nossa casa...que, por sinal, temos cuidado muito mal...

    ResponderExcluir
  3. Estou aqui para fazer-lhe uma proposta, que eu considero interessante.Também sou TOP 100 e estou concorrendo na categoria "VARIEDADES" e estou na campanha "UM VOTO POR UM VOTO".O legal disso tudo é essa interação,eu conheço seu blog e vc, o meu.Já votei no seu e sei que também que receberei seu voto.
    Estou te seguindo e se quiseres me seguir, ficarei honrada.Dia 19/07 o blog AMIGA DA MODA comemora sua 100ª postagem.Venha apanhar um brinde, com assinatura de um design.Sua presença é muito importante para nós.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá Kinha! Obrigado pelo voto, votei no seu blog também. : )

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, tema de alta relevância.
    Legal rever o Vico e ouvir Belchior e Ednardo ao fundo...

    Quanto ao problema da razão no Ocidente, não vamos esquecer de Spinoza: a razão nos une com a totalidade ou Natureza.

    Abração!

    Débora Gomes

    ResponderExcluir
  6. lindo! adorei!
    vico lendo muito latour. vamos continuar esse debate sobre ontologia!
    Mariana Neumann

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a proposta. Seria interessante também alguns links de textos relacionados ao assunto para incrementar (e facilitar) o debate na caixa de comentários, que ainda tá pobrezinho.
    No mais, parabéns! Continuarei assíduo. :)

    ResponderExcluir
  8. O que quis dizer (clica no link do nome).

    ResponderExcluir
  9. Alô Matheus!

    Ótima ideia! Valeu e volte sempre!

    [:)]

    ResponderExcluir
  10. Contextualizando,ainda estou escrevendo meu tc na especialização em Educação ambiental. Na maioria das vezes que escuto ou participo de discussões,seminários,etc... sobre o referido tema, sinto um certo distanciamento ou não-reconhecimento do fato óbvio que somos seres naturais.Parece que fala-se,quase sempre,de algo fora de nós.O que negamos em nós mesmos?

    ResponderExcluir
  11. Uma, dentre diversas, questões que não mostramos na filmagem foi sobre a finitude dos recursos naturais. Isso vai fundamentar uma filosofia do meio ambiente. São os recursos naturais finitos ou infinitos? E por que?

    ResponderExcluir