quinta-feira, 16 de julho de 2009

# 9 - Filosofia do meio ambiente


Nesta filmagem conversamos sobre filosofia do meio ambiente. Atualmente esse é um tema frequente de se tratar já que o planeta vem sofrendo diversas ameaças ambientais.

No primeiro vídeo fizemos considerações metafísicas (metafísica=ontologia) pressupostas à filosofia do meio ambiente como, por exemplo, o conceito de natureza e dualismo. Na Grécia antiga, dois filósofos tinham teses opostas quanto a essência da realidade. Parmênides acreditava que o ser é uno, imutável e imóvel. Heráclito que nada é o mesmo dentro do ser e que tudo flui, tudo muda (panta rei). A filosofia daquele, segundo Heidegger, "determinou a essência do pensamento ocidental até hoje, estabelecendo as dimensões de seus alicerces." Já a metafísica oriental assemelha-se mais à filosofia de Heráclito. No segundo e terceiro vídeos consideramos a história e o movimento do ambientalismo e considerações sobre economia, ecologia e sustentabilidade do mundo ocidental.

Convidado: Vicente Rahn Medaglia (Vico), filósofo ambientalista, mestrando em desenvolvimento rural (Ufrgs) e coordenador da ONG Ingá - www.inga.org.br
Participação: Liane Preuss, socióloga (Ufrgs) e professora de sociologia

Parte 1


Parte 2


Parte 3

quinta-feira, 2 de julho de 2009

# 8 - Maquiavel e o príncipe


Maquiavel nascera na cidade de Florença no século XV e escreveu uma grande obra de filosofia política: O príncipe. Tem-se como fundador da ciência política moderna.

Nessa obra, o pensador descreve meios e fins para o centralizador unificar a Itália, a qual estava fragmentada, em sua época. Sua célebre citação - os fins justificam os meios - conota a noção das possibilidades de medidas que tal governante poderia tomar para subir ao e manter o poder. O fim dessa centralização seria o término das invasões externas.

Convidado: Rodrigo Pinto, mestre em filosofia (Maquiavel) pela UFRGS

Parte 1


Parte 2


Parte 3