sábado, 16 de março de 2013

# 23 - A Metafísica de Aristóteles

Olá!

A metafísica é a filosofia primeira, enquanto a física é a filosofia segunda. O termo física vem do grego fýsis, que significa natureza. A física estuda o mundo natural, que é o mundo que aparece aos sentidos. A metafísica estuda os princípios gerais do mundo.

Entende-se que a metafísica aristotélica é dividida em três partes:

1- ONTOLOGIA

É o estudo do ser em si, independente do que aparece do ser. O conceito de ser é o conceito mais amplo, que contém tudo que existe. Mas aqui não se estuda as coisas que existem, mas o próprio ser em sua generalidade.




2- OUSIOLOGIA

2.1- Essência e Acidente

A substância contém suas propriedades essenciais, que não mudam, e propriedades acidentais, que podem mudar. Ser preto é uma propriedade acidental possível dum gato, pois pode mudar, mas ser felino é essencial.

2.2- Ato e Potência

O ato é como uma substância é essencialmente e está acidentalmente. Então, em ato, o gato é felino e sempre será, pois ser felino é essencial do gato. Porém, ser preto é um acidente do gato, pois pode deixar de ser. Ele poderia ser amarelo por exemplo. Potência é a capacidade da substância mudar de propriedades acidentais. Portanto, no último exemplo, o gato preto tem potência de ser amarelo. Se for pintado por exemplo.

2.3- Matéria e Forma

A forma é a ideia da coisa em sua essência. A forma é imutável, pois é essencial. A matéria pode mudar. A matéria se atualiza em diferentes formas (não é formato). Um bloco de pedra pode se tornar uma estátua por exemplo. Então o escultor materializou a ideia de estátua naquela matéria.

3- TEOLOGIA

Para Aristóteles, Deus é princípio e finalidade de tudo. Tudo se move para Deus. Sendo essa mira, entende-se Deus na concepção aristotélica como primeiro motor imóvel, pois move tudo sem se mover.