quarta-feira, 16 de novembro de 2011

# 21 - A proposição


Olá, pessoal!

Nesta filmagem, falo sobre o conceito de proposição.

A proposição é o modo linguístico como falamos do mundo. O mundo é composto de fatos, os quais são um estado de coisas que se apresenta a nós. Não precisa se apresentar para ser fato, pois o fato de haver uma árvore no Japão não está presente e ainda é um fato.

Então tenho o fato a casa é grande. Se eu emitir a proposição "A casa é grande" e, de fato, a casa for grande, então estou falando a verdade. Se eu disser que a casa não é grande, então estou falando uma falsidade. Observe também que os elementos dentro da proposição também vão corresponder a elementos do fato. O sujeito da proposição casa corresponde à coisa casa, a qual está na relação do fato. O predicado grande corresponde à propriedade da coisa casa de ser grande, mesmo que esse elemento não seja uma coisa física e, sim, uma propriedade.

Verdadeiro e falso são valores de verdade da proposição. A proposição pode ser verdadeira ou falsa, conforme a correspondência com fato. Se há correspondência, então é V. Se não há, então é F. Então posso definir a verdade como correspondência entre proposição e fato. Não obstante, existem outras definições de verdade noutras correntes da filosofia.

Felicidades e até a próxima!